Serviços de Rede: 01 - Planejando o Layout dos endereços IPs

Nas seções anteriores, os nós foram configurados para serem administrados remotamente, realizarem a transferência de arquivos, monitorar recursos, e realizar as operações básicas de networking.  Nessa seção será discutido como configurar o Protocolo de Controle Dinâmico de Hospedeiros (DHCP), Serviço de Nomes de Domínio (DNS), assim como o Protocolo de Horário da Rede (NTP).

Em uma rede é muito comum ter-se servidores, estações de trabalho, e impressoras para serem ajustadas. E uma rede usual que conecte 254 dispositivos não se faz tão necessária para vários desses dispositivos, e a divisão da rede contribui para se ter um controle maior já que cada dispositivo estará dentro de uma faixa de IP, e a identificação será facilitada.

Com a criação de sub-redes é possível criar redes individuais pra cada tipo de serviço com uma faixa de IP específica. Na seção CONCEITOS AVANÇADOS DE Networking isso será abordado de forma específica, e para iniciar a configuração de uma rede a divisão dela em menores, já é o suficiente para depois só ter que continuar os ajustes sem aumento expressivo da carga de configurações.

Outro fator a ser levado em conta é a limitação do domínio de broadcast. Uma rede de 24-bits permite que todos os dispositivos comuniquem entre si, e caso queira-se restringir de alguma forma, isolando a comunicação entre os dispositivos de um departamento com outro de uma empresa, é necessário limitá-lo. Se há diversos roteadores em uma mesma rede, o domínio por padrão já é dividido em vários. Uma solução precisa ser estudada levando em conta as exigências do uso da rede para evitar saturamento, e ao mesmo tempo garantir controle facilitado.

Uma ferramenta útil para o planejamento do esquema de IPs é o utilitário ipcalc, que permite saber quantos IPs estão disponíveis em cada sub-rede. O utilitário pode ter mudanças significativas dependendo a distribuição, por isso nos tutoriais a seguir será levada em conta apenas a versão distribuída nos sistemas baseados no Debian. Para exemplo será utilizado os seguintes comandos:

ipcalc 10.10.96.0/22
ipcalc showing subnet information for a 10.10.9.60/22 internal network

Com eles pode-se calcular a quantidade de IPs disponíveis, sendo nesse caso tomado como exemplo a sub-rede10.10.96.0/22, que permite 1022 IPs, e que garante o _status_ à rede privada  como Classe A.

Quanto à escolha entre o IPv4 ou o IPv6, o IPv6 só faz sentido na Internet pública, devido ao IPv4 suportar até 4 bilhões de dipositivos. Numa rede interna essa limitação numérica não se faz presente, a menos que seja necessário compreendê-lo melhor e ganhar experiência. No muito, há o benefício da segurança aumentada por conta da obscuridade dos IPs, devido ao número sem bem mais vasto.

Avaliadas essas questões, será dado prosseguimento à configuração do servidor DHCP, para avançar clique aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas