SSH: 03 - Entendendo o arquivo de configuração do OpenSSH

Ao utilizar o SSH pela primeira vez, o diretório .ssh será criado no diretório home. Esse diretório contém todos os arquivos úteis para o seu cliente SSH e que inclue os computadores conhecidos (know_hosts) e as chaves privada e pública (id_rsa e id_rsa.pub). E há outro arquivo importante que deve ser criado manualmente: .config.

O que esse arquivo de configuração faz? Se você tem mais de uma máquina remota para conectar frequentemente, você pode incluir nesse arquivo as especificações de cada um deles, sem ter que configurar novamente essas máquinas, até que haja alterações neles. Será usado o cenário abaixo para mostrar como configurar o arquivo ~/.ssh/config.

Host classroom
Hostname 10.1.1.76
Port 22
User diegohtg

Host sittingroom
Hostname 10.1.1.88
Port 65000
User henriquetg

Host livingroom
Hostname 10.1.1.99
Port 22
User diegohtg

Com esse arquivo o SSH irá reconhecer as três máquinas: livingroom, sittingroom e classroom. Não sendo necessário que o serviço DNS os reconheça já que o IP foi incluído no arquivo, e também a porta. E se o usuário estiver corretamente configurado será usado automaticamente. Incluindo nome-do-usuário@ antes do nome da máquina de destino permite conectar com outro usuário, caso assim seja necessário.

Para finalizar crie o arquivo, abrindo um editor de texto em:

~/.ssh/config

Se tudo foi digitado corretamente o arquivo pode ser utilizado para carregar as configurações de cada máquina.

Vamos avançar agora para o tutorial que mostra como transferir arquivos com o scppara avançar clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas